Pis/Pasep 2013 – Saiba como Funciona

Os funcionários brasileiros sejam de órgãos públicos ou privados podem contar com vários benefícios trabalhistas, porém muitos deles não sabem o que realmente significam as variadas siglas usadas, como por exemplo: Pis e Pasep. Pis significa Programação de Integração Social e Pasep quer dizer Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, os dois foram criados na década de 70 pelo governo federal, e esses dois benefícios tem como principal objetivo conectar os funcionários ao desenvolvimento das empresas nas quais eles trabalham.

Publicidade

O Pis é o benefício criado para os funcionários de empresas privadas, já o Pasep é para os funcionários públicos. Esses dois serviços são os responsáveis pelo acesso dos funcionários a muitos benefícios, como: Seguro-Desemprego, FGTS e muitos outros. É muito importante lembrar que o cadastro nesses serviços deve ser feito pelo o empregador do primeiro emprego, pois, deve ser feito uma única vez.

O cadastro do Pis deve ser feito na Caixa Econômica Federal e o Pasep no Banco do Brasil. Esses benefícios são na realidade um abono salarial no valor do salário mínimo vigente e para ter direito a ele é preciso preencher algumas exigências, como: Ser cadastrado no Pis ou no Pasep há mais de cinco anos, Ter trabalhado no mínimo trinta dias no ano anterior ao benefício e ter recebido no máximo dois salários mínimos.

Publicidade

Os pagamentos do Pis/Pasep 2013 estão sendo distribuídos de acordo com o mês de nascimento dos cadastrados, então se trabalha em uma empresa privada se informe sobre o benefício na Caixa Econômica Federal, mas se for funcionário público procure o Banco do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *