Programa ENCCEJA 2014 – Inscrições, Provas, Como Funciona

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), realiza exames para diagnosticar a educação básica brasileira e ainda disponibiliza meios para certificar saberes adquiridos em ambientes escolares e extraescolares. Um dos exames mais conhecidos do INEP é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

O ENCCEJA tem como objetivo construir uma referência nacional na educação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, saberes e habilidades adquiridas na escola ou nos processos que se desenvolvem na vida familiar, no trabalho, na convivência humana, manifestações culturais e outros.

A participação no ENCCEJA é gratuita e voluntária, esse exame é destinado para jovens e adultos que moram no Brasil e no exterior, inclusive para pessoas que estão presas nas cadeias. No nosso país o ENCCEJA é realizado por pessoas que querem conseguir o certificado de ensino fundamental e tem no mínimo 15 anos e certificado de ensino médio apenas para os brasileiros residentes no exterior, pois o certificado de conclusão do ensino médio para os brasileiros que moram no país é emitido pelo ENEM.

O programa ENCCEJA 2014 está com as inscrições abertas no site: portal.inep.gov.br/web/encceja/encceja, nessa página basta ir para a aba “passo a passo para a inscrição“, nesse mesmo site é possível encontrar o material necessário para tirar uma boa nota na prova desse programa.

Portanto se quer completar os seus estudos, se prepare e se inscreva no ENCCEJA para tirar o seu certificado do ensino fundamental, assim poderá cursar o ensino médio, porque só com os estudos é possível chegar em algum lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *